Para conseguir aumentar as vendas da sua loja é preciso atrair clientes para o seu estabelecimento e ser capaz de fidelizá-los. Apesar de ser um dos principais objetivos dos varejistas, não é uma tarefa tão simples quanto parece. Mas se você estiver empenhado em desenvolver novas estratégias e focar no seu público-alvo, você conseguirá chegar lá.
CRIATIVIDADE OU APOSTAR NO CERTO?
Na hora de promover o seu comércio é muito comum os proprietários pensarem que a criatividade é fundamental. Com isso, acabam dando mais atenção a serem criativos e acabam esquecendo de desenvolver as estratégias menos criativas, mas que funcionam melhor.
Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que nem sempre ser criativo é a melhor solução na hora de aumentar as suas vendas. O segredo está em fidelizar clientes, entregando o que eles buscam, proporcionando um ambiente agradável, fazendo com que eles lembrem do seu comércio.
Por isso, uma das 4 dicas é apostar em ações de vendas, que por mais comuns que pareçam, têm o seu retorno comprovado. Ações como o famoso “saldão”, dia com preços mais baixos em alguns produtos, ou ainda, você pode fazer a cada dia da semana uma seção de produtos em promoção. As ações são muitas e todas elas funcionam.
TUDO COMEÇA NA ENTRADA!
A nossa próxima dica para você vender mais está na primeira impressão que o cliente terá com a sua loja. A fachada decorada ou com indicativos de promoções auxiliará a chamar a atenção do seu cliente e em conjunto com a escolha certa dos itens de decoração e das melhores cores garantirão que o cliente se sinta curioso e queira entrar no seu comércio. Ou seja, assim que ele decide entrar na no seu comércio é porque algo chamou a sua atenção. Basta lembrar da última vez que você esteve no shopping e viu que determinada loja estava com ótimos descontos, apenas pela decoração da vitrine, e decidiu entrar para conferir os preços.
Além disso, a fachada ou a entrada do seu comércio, é uma excelente ferramenta para você inovar e trazer mais personalidade para o seu negócio. Existem muitos fornecedores e indústrias, que com uma boa negociação, conseguem te ajudar nisso, colocando barracas, bandeiras, totens, luminosos, placas, faixas, e outros itens que vão chamar a atenção dos seus clientes.
JÁ ENTREI, E AGORA CADÊ OS PRODUTOS?
Vamos imaginar a seguinte situação, você passou por um comércio, algo que foi montado te chamou a atenção, e ao entrar você percebe que todos produtos estão bagunçados, o mesmo produto em vários corredores, caixas espalhadas pelos cantos, não tem preço em nada, isso é um pouco chato não é mesmo?
E, por sorte você encontra o produto que deseja comprar, mas não acha o caixa, não existe uma comunicação visual mostrando onde fica cada coisa, e isso acaba te deixando perdido.
Por mais que o seu negócio seja uma pequena vendinha ou uma rede de mercados, a organização no layout é muito importante, afinal de contas, você quer vender mais, só que para isso, o seu negócio precisa estar organizado e com uma comunicação bem feita.
NÃO FOQUE APENAS NA VENDA!
Essa frase pode soar um pouco estranha, mas existem várias outras formas de você criar um relacionamento com o seu cliente, ainda mais quando estamos falando sobre usar esse relacionamento como uma estratégia para que você venda mais.
Criar um relacionamento com o seu cliente é muito importante em vários aspectos, o seu cliente precisa ser “envolvido” pelo processo de compra como um todo, muitos chamam isso de “jornada de compra”, mas isso é um assunto para um outro post.
Bom para que o seu cliente tenha uma experiência de compra completa vamos listar aqui alguns aspectos que vão te ajudar a usar essa dica para aumentar as suas vendas.
1 – Um bom atendimento.
Que é necessário atender o cliente bem, é uma coisa que todos já sabem, mas para que isso aconteça, ter uma equipe bem treinada para atender bem o cliente é necessário. Sempre que um funcionário novo é contratado, ele deve ser treinado da maneira correta para um bom atendimento, e a equipe precisa sempre de reciclagem. A forma como os clientes têm se comportado mudou muito nos últimos tempos, e ter uma equipe que entenda essas mudanças é um diferencial.
2 – Customização.
Sabemos que algo que sempre atrai a atenção do cliente, e com isso o aumento das vendas pode acontecer, é a possibilidade de customização, de ter algo único. Por isso, customize sempre que houver a possibilidade.
Claro que, dependendo do ramo do varejo em que você atua, nem sempre é possível customizar os produtos, mas você pode oferecer brindes que o cliente pode criar. Por exemplo, se a sua loja vende produtos eletrônicos, você pode oferecer uma caneca customizada para compras acima de determinado valor ou de produtos específicos.
3 – Contato com o cliente.
Como já falamos, ter um relacionamento com o cliente é muito importante, e uma estratégia de vendas muito eficiente.
Ter um canal de comunicação ativo e que funcione com o seu cliente é muito importante, e para isso as redes sociais vão te ajudar. Não basta apenas ter uma conta ou um perfil, é necessário que ele esteja ativo e tenha conteúdo relevante para o seu cliente. Além de informar o seu público sobre novidades e promoções, você pode utilizar as redes sociais para fazer pesquisas, lançamentos, parcerias, as possibilidades são infinitas. Mas para que isso funcione, é necessário um planejamento bem estruturado, pois para que a rede social do seu negócio funcione, algo que é necessário levar em consideração é que você precisa ser constante, posts diários são necessário para o crescimento da sua rede social, por isso o planejamento e uma equipe de apoio é muito importante.
Agora que já te demos essas dicas, está na hora de colocar a mão na massa, organizar, planejar, olhar o seu negócio por outra ótica. Chame a sua equipe, envolva ela neste processo como um todo, como diz aquele ditado “várias cabeças pensam melhor que uma”.
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